Idosa de 97 anos recebe alta do hospital após ser curada do coronavírus

Uma aposentada de 97 anos recebeu alta de um hospital particular de São Paulo neste domingo (12), após ser curada do novo coronavírus (Covid-19). Gina Dal Colleto é uma das pessoas mais velhas ao se curar da doença no Brasil. Segundo os médicos, Gina foi internada em 1º de abril com sintomas como falta de ar, tosse e confusão mental.

 “Ela estava muito fraca, com oxigenação em 75%, quando deve ser de pelo menos 93%. Nós a levamos imediatamente para a UTI, onde ela ficou cinco dias ”, explica Ludhmila Hajjar, cardiologista e intensivista do Hospital Vila Nova Star. Gina foi diagnosticada com o vírus Influenza, que causa a gripe comum, e também com o Sars-CoV-2, o vírus Covid-19.

Além da velhice, outro fator de risco para a paciente era um problema cardíaco. “Ela tem dois stents e o coração também foi afetado pelo coronavírus. A paciente teve inflamação cardíaca e pulmonar ”, diz o cardiologista.

Segundo o médico, a paciente foi tratada com antibióticos, diuréticos, corticosteróides e cloroquina. "A cloroquina foi utilizada por cinco dias, com a paciente internada e sob uma avaliação criteriosa de eventos adversos que poderiam ser causados ​​pelo medicamento, e que, felizmente, não aconteceu com essa paciente", explica o intensivista. Com seis netos e cinco bisnetos, a nonagenária deixou o hospital sob aplausos dos profissionais.

Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Portal Bom Jardim.
A responsabilidade é do autor da mensagem.