Barragem de PE pode romper e causar inundações no estado de Alagoas

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) anunciou nesta sexta-feira (3) que a barragem de Ipanema, localizada em Águas Belas, em Pernambuco, está em estado de emergência. Segundo Seinfra, o reservatório com capacidade de 1.120.000 metros cúbicos há alguns dias está transbordando devido às fortes chuvas na região.

Na sexta-feira (3), técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos estavam no local e relataram a situação à administração municipal, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência de Água e Clima de Pernambuco (APAC), Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh / AL) e estado defesa civil.

Como medida de precaução, a cidade de Aguas Velas e o departamento de defesa civil estão trabalhando para a evacuação imediata de famílias em comunidades ribeirinhas que podem ser afetadas pela destruição. A cidade também apelou ao departamento de defesa civil do estado para ajudar na operação e emitiu um alerta à cidade de Itaba para que ela possa tomar as medidas apropriadas para os moradores  do outro lado do rio Ipanema.

 O alerta diz que, se houver algum rompimento, os municípios de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha podem sofrer inundações. Santana do Ipanema já sofreu duas inundações em uma semana. Segundo Semarh, a barragem de Águas Belas, a aproximadamente 30 quilômetros de Poço das Trincheiras, apresenta fissuras consideráveis ​​e, em caso de ruptura, a água chegaria aos três municípios de Alagoas em 90 minutos.

Por meio de um vídeo, o tenente-coronel Leopardi, comandante do 9º GBM e um representante da Defesa Civil de Santana do Ipanema alertam a população ribeirinha da cidade.

"Hoje, 3 de abril, às 18h, recebemos um alerta da Defesa Civil do estado de Pernambuco sobre o risco iminente de rompimento de barragem Águas Belas. Diante dessas circunstâncias, o Corpo de Bombeiros orienta a população ribeirinha a sair de suas casas. É um momento importante, porque a gente tem que emitir esse alerta para evitar maiores perdas", disse o tenente-coronel Leopardi.
"Complementando o que o coronel está falando, saiam das suas residências. Se ocorrer, vamos ter a terceira enchente. Vimos o tamanho do desastre que vivemos e não queremos que tenha nenhuma vítima", explicou o representante da Defesa Civil Municipal de Santana do Ipanema.

Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Portal Bom Jardim.
A responsabilidade é do autor da mensagem.