Feira de Artesanato movimenta município de Orobó

Evento, aberto ao público, teve inicio na última sexta-feira (5), e segue até este domingo. Na programação, shows culturais, cursos, palestras, oficinas e capacitações na área do empreendedorismo.
A programação da Feira de Artesanato do Município de Orobó, no agreste pernambucano, que acontece dentro das comemorações da emancipação municipal, segue bastante animada, neste fim de semana. Promovida pela prefeitura, o evento, realizado na capital do bordado francês, Frevolité, teve início na sexta-feira (5), e segue até este domingo (8), com cursos, palestras, oficinas e capacitações na área do empreendedorismo. A feira, aberta ao público, acontece na Quadra Municipal, e conta com  83 estandes - sendo 56 deles voltados ao artesanato e 27 de gastronomia. Atividades culturais também integram a programação. Marca registrada desde 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Cléber José de Aguiar (Chaparral), a “Feira de Artesanato de Orobó já virou um evento tradicional no calendário da cidade”, comenta o gestor municipal. 

A programação cultural é um destaque à parte. Neste sábado (7), feriado da Independência, será voltada ao Forró, com shows de Genésio do Arcodeon e Raimundo Sanfoneiro, a partir das 20h. Na mesma noite, o público confere ao show de Alexandre Lima. No domingo, a programação começa mais cedo, às 14h, com show para o público infantil. O encerramento da feira ficará por conta de um encontro regional de cantadores de viola. 
Além de reunir elementos da gastronomia e do artesanato local, o público também  poder conferir, de perto, peças e outros produtos de municípios, como Orobó, Bom Jardim, João Alfredo, Carpina, Feira Nova, Machados e Salgadinho. Também participam da feira os municípios de Surubim, Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão de Guararapes, Olinda, Recife e Natuba (PB).

O evento também recebe o apoio da Diretoria de Cultura e Esportes, do Centro de Artesanato e da Associação das Artesãs de Orobó. Já o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), parceiro do evento, programa, a cada dia, um ciclo de capacitações voltados ao fortalecimento da econômica local, por meio de capacitações na área do empreendedorismo.

De acordo com Aline Albuquerque, Secretária Municipal de Assistência Social, a ação, é uma importante iniciativa, que fomenta à economia e o turismo local. “ Todos os anos a feira movimenta a cidade. O dinheiro circula. A gastronomia e o artesanato viram vitrines de sucesso. Além disso, a cidade recebe visitantes de vários locais. É um sucesso total”, comemora. 

*Serviço* 

Feira de Artesanato de Orobó. 

Local: Quadra de Esportes Municipal

Por: Luís Correia Comunicação.

Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Portal Bom Jardim.
A responsabilidade é do autor da mensagem.