A chegada do trem em Bom Jardim, ano de 1937



HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído como parte da então linha-tronco da E. F. Recife ao Limoeiro, e em 1882 atingiu Limoeiro. Com a decisão de se unir a ferrovia a partir de Carpina às ferrovias da Paraíba, o trecho tornou-se um ramal. Em 1930 ele foi prolongado até Lagoa Comprida e finalmente em 1937 até Bom Jardim, que definitivamente se tornou seu ponto terminal. O tráfego do ramal foi interrompido por um acidente em 1963 e nunca mais foi reativado. Em 13 de outubro de 1968 o ramal foi oficialmente erradicado.

A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jardim foi inaugurada em 1937 como estação terminal do ramal de Bom Jardim. Era também a estação mais alta de todo o ramal (303 m).


"A estação de Bom Jardim está em ótimas condições e é onde hoje funciona a prefeitura do município. Possuía um armazém para as cargas e uma garagem e oficina com virador para as locomotivas, está tudo de pé ainda, sob a administração do município. O leito da ferrovia foi calçado e hoje a cidade está razoavelmente desenvolvida para a região. No armazém de construção que existe à frente da estação, tivemos a grata surpresa dele ainda guardar, em moldura, a foto da chegada do primeiro trem na estação (acredito ser uma Consolidation), motivo de festa e comemoração no município. Uma verdadeira raridade de valor histórico, cuidadosamente retirada de sua moldura para permitir que a fotografássemos. Lá também foi-nos contado um pouco da história da ferrovia. Neste dia de chegada do primeiro trem, em meio ao reboliço causado, um mais exaltado chegou a beijar, isso mesmo, beijar a locomotiva. Ao ver tal cena outro gritou: 'cuidado que é quente', ao que o outro respondeu com um sorriso meio desajeitado: 'é morninho'.

Apesar de constar sua desativação em 1968, as informações colhidas por mim nesse levantamento informam que em 1963, num local conhecido como Vargem Grande, uma enchente carregou um trecho do leito da ferrovia deixando seus trilhos suspensos no ar. Após esse fato, por algum motivo, e talvez o já desinteresse pelo ramal, o trecho afetado não foi reconstruído e os trens deixaram de circular. Após a desativação definitiva, os trilhos foram arrancados e todos os dormentes e alguns trilhos foram doados aos donos das propriedades locais por onde passava a ferrovia, enterrando, definitivamente, o saudoso ramal de Carpina ao Bom Jardim" (Sydney Correa, 01/2009).

Em 19/5/1964, a RFFSA emitiu uma circular para o levantamento (arrancamento) dos trilhos do ramal.

Realmente, os guias de horários de 1964 para a frente não mostram mais horários para o ramal de Bom Jardim. Sua erradicação oficial ocorreu em 1968.

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